SAGRADA NATUREZA

“É uma exposição que abre um canal para que as pessoas da cidade encontrem as pessoas da floresta e aprendam um conhecimento que veio das plantas, da sabedoria da natureza, que eles sabem ler e conhecem e nós não. Quando muito, conhecemos os nomes das plantas dados pela ciência. Mas nada sabemos sobre quem são, sua força, sua potência.

As plantas falam através dos Huni Kuĩ. A floresta se relaciona com eles. Isso é um entendimento diverso do ocidental, que se dá a partir da separação — vê a terra como paisagem. Eles não se separam. As plantas, os pássaros, os bichos, os rios são a família deles (quem sabe descubramos um dia que são a nossa também), estão todos em relação de troca e contato. Os Huni Kuĩ não possuem palavra para a natureza porque eles não se separam dela. São um só. Nós achamos que somos superiores e que esses seres estão à nossa disposição.

Nós separamos a ciência do sagrado. Para eles, a ciência é uma relação espiritual. A partir dessa outra perspectiva podemos, quem sabe, nos elevar espiritualmente.”
Ernesto Neto

Desenhos:
Tama Tsui
Desenho do Tadeu Sião

Anterior
Anterior

Lo que la Ciencia Dice sobre la Ayahuasca: Depresión, Cerebro y más

Siguiente
Siguiente

Guía de meditación para principiantes